sexta-feira, 25 de março de 2011

Poetando

Poeta pra mim é título mais bonito que o de doutor. E, como o de professor emérito, nunca deveria ser sugerido pelo próprio, ao menos num primeiro momento de uso. “Sou poeta!” Não se diz. É quase como dizer: “sou o cara”. Soa feio, esnobe.
Deixa a menina de cabelos castanhos e olhos amendoados te chamar poeta, assim, de bobeira, como quem não quer nada. Aí você ganha o dia (e, cá entre nós, você nem precisa escrever tão bem pra isso).
Ou então o casal humilde, ao reparar suas estranhezas, comentará: “não se avexe não, vice, que esse é poeta.” Tá explicado, não é não dona Matilde?
Pode ser mesmo que um grande acadêmico declare, com pompa e circunstância: “caro colega, o senhor é poeta dos bons, digno do trono de Machado”. Desse passe longe, faz favor, que de poeta mesmo não há de ter nada.
Há, ainda, os amigos que te chamam poeta por troça, ou gosto, ou por admiração e carinho a você. Esses, guarde com carinho no coração, mas não leve muito a sério, pra não ficar metido a besta.
Mas quando um desconhecido ler um poema seu e disser: “gostei disso, quem é o poeta mesmo?”, pode se gabar, você é o cara. Guarde isso com você, como um segredo, uma delícia só sua.
E volte para sua vidinha normal, abençoando três vezes a santa alma que te fez figurar, por um segundo, no célebre panteão dos vagabundos iluminados.

2 comentários:

  1. Muito bom e sincero este teu escrito, meu caro. (aliás, como tantos outros que li e envergonhei-me de deixar algo!)
    E que os outros chamem nossos escritos de poema e seus respectivos autores de poeta. Mas que estes fatos não se vinculem diretamente a mim ou a ti, posto que o título de poeta é uma responsabilidade demasiadamente grande! Os doutos do saber têm lá seus procedimentos, e seguramente presos aos seus métodos (ou não?), com estes podem dividir as culpas de um possível fracasso...com orientador, a linha de pesquisa e blábláblá. Agora com o poeta, a coisa é diferente. O que houver de delicioso e de amargo será pura e simplesmente responsabilidade dele. Então que ele seja reconhecido pelos outros mesmo. (mas que este causo de perguntarem quem foi o poeta que escreveu quando sabemos que o escrito é nosso é bem gostoso de ouvir, ah isso é! quase tão bom quanto comer uma barrinha de diamante negro!)
    abraço,

    ResponderExcluir
  2. Como disse, é mais honra do que um título de doutor. Entretanto, não se demora só 4 anos pra se obter o tíltulo de poeta. O poeta é algo complexo e em formação, um ser não coeso, nunca fechado, nem mesmo um produto acabado, pronto para a venda.
    Poesias e escritos não são feitos pra vender, mas para iluminar, mesmo que a pessoa iluminada não assuma de onde veio esta pequena chama que lhe causou inquietude.
    Um abraço João, fique na paz!

    ResponderExcluir